Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestão de documentos > Instrumentos de Gestão de Documentos / Manuais
Início do conteúdo da página

Instrumentos de Gestão de Documentos / Manuais

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 19h37 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 16h47 | Acessos: 965

Nesta seção poderão ser encontrados Instrumentos de Gestão de Documentos, Manuais e/ou materiais desenvolvidos especialmente para o Cefet/RJ, e outras fontes de orientação técnica, que visam contribuir e aprimorar a Gestão Documental em nossa instituição.

 

Instrumentos de Gestão de Documentos

 

Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio/suporte do Poder Executivo federal 

Trata-se de dois instrumentos em um. Um deles é o Código de Classificação (Códigos + Descritores), que apresenta de forma esquematizada o contexto da produção dos documentos, divididos em classes, subclasses, etc, espelhando as funções e atividades-meio da instituição. O outro instrumento é a Tabela de Temporalidade, em que consta o tempo de vida do documento e sua destinação: eliminação ou guarda permanente.

Observação: O PDF do instrumento, anexado abaixo, é de sua versão recém atualizada em 2024. A versão anterior havia sido aprovada por Portaria em 2020 e foi revogado a partir da nova publicação.

Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio/suporte do Poder Executivo federal

.

Código de Classificação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
Este instrumento apresenta de forma esquematizada as classes e subclasses referentes às funções e atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Toda documentação relacionada às funções escolares (de nível médio, superior, pós-graduação (stricto e lato sensu), extensão, etc) devem ser classificadas utilizando este código.
 Código de classificação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

 .

Tabela de Temporalidade e Destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
Este instrumento apresenta o prazo de guarda dos documentos referente às funções escolares, organizado em um quadro esquemático, dividido em cinco grandes colunas: Código, Assunto, Prazos de Guarda (Fases corrente e intermediária), Destinação final (Guarda Permanente ou eliminação) e Observações. 
 Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de arquivo relativos às atividades-fim das IFES.pdf

  

Manuais de Gestão de Documentos - Cefet/RJ

 

 

  

Manual de Gestão de Documentos e Arquivos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ (2024)              
O Manual de Gestão de Documentos e Arquivos do Cefet/RJ visa trazer de maneira abrangente aspectos fundamentais da gestão de documentos e fornecer orientações sobre procedimentos a serem aplicados que permitirão aperfeiçoar a produção, o registro e o controle do fluxo  documental, bem como a padronização do tratamento da documentação em nossa instituição, impactando na racionalização dos espaços de armazenamento, preservando o patrimônio arquivístico e possibilitando a recuperação dos documentos com eficácia, assegurando aos cidadãos o acesso à informação.
Manual de Gestão de Documentos e Arquivos do Cefet/RJ
 
 
Manual de Normas e Procedimentos de Arquivo e Protocolo do Cefet/RJ (2015)
Tem o propósito de sistematizar e padronizar procedimentos administrativos aos serviços de Protocolo e Arquivo, sendo instrumento para o Campus e Campi do CEFET-RJ, Unidades/Setores, objetivando cumprir as legislações arquivísticas em vigor, no tocante à gestão de documentos e possibilitar a eficácia no acesso a informação.
Manual de Procedimentos de Arquivo e Protocolo do Cefet RJ.pdf

 

 
 
Manual SUAP

 

 

Manual do Cefet/RJ para utilização dos módulos de documentos e processos eletrônicos do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP (2022) 
Neste manual estão descritas as funcionalidades e procedimentos necessários para a utilização dos módulos de Documentos e de Processos Eletrônicos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Ferramenta escolhida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) para produção, tramitação, acompanhamento e difusão de documentos e processos administrativos em ambiente digital.
Manual do Cefet/RJ para utilização dos módulos de documentos e processos eletrônicos do SUAP.pdf

 

Manuais, Orientações, Diretrizes -> Arquivo Nacional / Conarq

 

  

 

Apostila - Curso de Gestão de Documentos 

 

 

 

Apostila do Curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública federal. Arquivo Nacional.
A Apostila objetiva capacitar os servidores da Administração Publica da esfera federal que atuem nesta área. 
Apostila do Curso de Gestão de Documentos - Arquivo Nacional.pdf 

 

Diretrizes 

 

 

 

Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais
Orienta os órgãos e entidades da Administração Pública Federal quanto a adoção de requisitos para o estabelecimento e a aplicação contínua e efetiva de políticas e procedimentos administrativos, fornecendo, dessa forma, a melhor evidência para apoiar a presunção de autenticidade dos documentos arquivísticos digitais, independentemente de mecanismos tecnológicos de autenticação.
 Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais.pdf 

 

Manuais
Manual para Mensuração de Documentos Textuais - Arquivo Nacional (2012)
Neste manual há um roteiro para mensuração de documentos textuais, acondicionados de diversas posições (vertical, horizontal, empilhados, empacotados, etc).
Manual para mensuração de documentos textuais_Arquivo Nacional.pdf

 

Modelos

 

 

 

e-ARQ Brasil - Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos
Orienta a implantação da gestão arquivística de documentos arquivísticos digitais e não digitais; Fornece especificações técnicas e funcionais, além de metadados, para orientar a aquisição e/ou a especificação e desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. 
e-ARQ Brasil - 2022.pdf 

 

 

Recomendações

 

 

 

Recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivo
Orienta quanto ao “planejamento de estratégias de guarda e de preservação de documentos de arquivo, de acordo com sua temporalidade e destinação”.
Recomendações para produção e armazenamento de documentos de arquivo.pdf

 

Recomendações para elaboração de política de preservação digital.
Auxilia os órgãos e entidades da administração pública federal na elaboração de suas políticas de preservação de documentos arquivísticos digitais.
Recomendações para elaboração de politica de preservação digital.pdf

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página