Projeto de extensão do campus Valença promove capacitação de mulheres da área rural de Rio das Flores
Alunos do curso técnico em Alimentos e da graduação em Engenharia de Alimentos do campus Valença estão atuando no programa Mulheres Rurais Produtivas, uma iniciativa da prefeitura do município de Rio das Flores (RJ) em parceria com o Cefet/RJ, o Sebrae Rio e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O programa, que virou projeto de extensão no Cefet/RJ, tem o objetivo de treinar mulheres residentes em áreas rurais e de baixa renda do município, visando aumentar a qualidade de vida dessas famílias, a distribuição de renda e o desenvolvimento das localidades em que elas estão inseridas.
As aulas de capacitação profissional iniciaram em abril de 2019 e atualmente o programa está capacitando 28 mulheres para a produção de alimentos minimamente processados, como frutas desidratadas e geleias caseiras de frutas como morango, goiaba e abacaxi.
De acordo com a professora Alba Rodrigues, coordenadora do projeto de extensão, os alunos do curso técnico de Alimentos e a bolsista da graduação em Engenharia de Alimentos atuam auxiliando na montagem das aulas práticas, nas formulações dos doces, na condução das aulas, além de aplicarem questionários sócioeconômicos. “Já foram dadas 12 oficinas práticas aqui no campus e pretendemos dar mais 10 até o fim do projeto. Elas estão aprendendo tecnologias simples e eficientes para a produção de alimentos saborosos, higiênicos e seguros, contribuindo com a agregação de valor de frutas e hortaliças locais”, explica a professora.
Comercialização dos produtos e geração de renda
Além das aulas no campus Valença, a professora também deu palestras teóricas sobre higiene e boas práticas de fabricação de alimentos no distrito de Abarcamento, zona rural de Rio das Flores. Ela destaca a importância do programa para as mulheres participantes do projeto. “O programa vem aumentando a autoestima delas, porque elas estão percebendo que são capazes de aprender a fazer diversas atividades diferentes, aumentando, inclusive, a renda familiar”.
A capacitação no campus Valença terá duração até dezembro de 2019 e, segundo a coordenadora do projeto, há um plano da prefeitura de Rio das Flores para, futuramente, a partir do conhecimento adquirido com os treinamentos, montar uma associação para que as alunas capacitadas possam seguir produzindo doces e fazer a comercialização dos produtos em um espaço físico próprio na cidade.
Redes Sociais