Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunas do Cefet/RJ participam de evento na Petrobras sobre carreira no setor de energia
Início do conteúdo da página

Alunas do Cefet/RJ participam de evento na Petrobras sobre carreira no setor de energia

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 17h45 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 17h48 | Acessos: 503

No dia 27 de setembro, 57 alunas da graduação e da educação profissional técnica de nível médio do Cefet/RJ, das unidades Maracanã e Nova Iguaçu, participaram de um ciclo de palestras promovido por funcionárias do setor de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia (SRGE) da Petrobras. A área é responsável por projetos de engenharia da empresa.

Durante o evento, as alunas assistiram a uma apresentação para conhecer a trajetória e o trabalho de mulheres da área de Engenharia no desenvolvimento de novas unidades industriais da Petrobras. Foram abordados temas como a trajetória de carreira e a evolução da temática de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) na Petrobras, com apresentação da ex-aluna do Cefet/RJ Karla Borba Teixeira sobre contratações na empresa, fiscalização de obras em campo em uma refinaria e tecnologias digitais em projetos, com visita ao centro de treinamento digital.

A iniciativa foi promovida pelo grupo Juntas Somos + SRGE e visa valorizar e incentivar a participação feminina nas carreiras STEM (da sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O grupo tem como missão fomentar a cultura de equidade de gênero no setor, realizando ações que promovam a diversidade e a inclusão a partir de três núcleos: carreira e liderança, cultura de diversidade e grupos de apoio. O evento foi uma forma de integrar as iniciativas do Cefet/RJ com os objetivos da SRGE.

A visita contou com a participação dos professores Milton Simas Gonçalves Torres, Jucileia Barbosa, Patricia Crosseti, Thiago Prego, Bethania Silva, Tatiane Chuvas, Hermann Schiffer Fernandes, Anna Regina Corbo Costa e Myrna da Cunha. “Esse tipo de atividade extracurricular favorece o desenvolvimento de uma visão sistêmica e multidisciplinar, incentivando um pensamento inovador e criativo, além de estimular uma participação feminina efetiva no setor de energia”, destacou o professor Milton Torres.

registrado em:
Fim do conteúdo da página