Alunas do Cefet/RJ são premiadas por artigo sobre representação feminina na Tecnologia
O artigo “Representatividade feminina na Olimpíada Brasileira de Informática: uma década de análise da modalidade Programação Nível 2”, de Anna Paula Silva, Maria Laura Soares, Larissa Ramos e do professor do Cefet/RJ Gustavo Guedes, foi premiado como o melhor trabalho na categoria Artigo Curto no 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2024). As alunas Anna Paula Silva e Maria Laura Soares são ex-alunas do curso técnico em Informática do Cefet/RJ, enquanto Larissa Ramos é estudante de graduação em Ciência da Computação na instituição.
A apresentação ocorreu no 18º Workshop Women in Information Technology (WIT) e 14º Fórum Meninas Digitais (FMD), realizado de 23 a 25 de julho em Brasília. O trabalho premiado fez uma análise comparativa e quantitativa da participação feminina na modalidade Programação Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), visando entender a representatividade das mulheres em um contexto de sub-representação e desigualdade de gênero na área de Tecnologia. A premiação destaca a importância do tema e a seletividade do evento, que aceitou apenas 63% dos trabalhos submetidos.
Durante o evento, a aluna Jullie Belmonte, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ, apresentou o trabalho “Promoção de espaços voltados ao incentivo e formação de meninas e mulheres na área tecnológica: Um relato de experiência das alunas atuantes”. Os professores Diego Brandão e Gustavo Guedes, da Escola de Informática e Computação (EIC) do Cefet/RJ, também apresentaram artigos no CSBC 2024, abordando temas de impacto social, como a representatividade de gênero na computação e o monitoramento automatizado da umidade do solo.
Redes Sociais