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Alunos do Cefet/RJ participam da segunda edição do Expin48

Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 17h23 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 19h24 | Acessos: 2126

No último fim de semana, 16 alunos dos campi Maracanã, Valença e Nova Friburgo do Cefet/RJ, divididos em quatro equipes, participaram, durante 48 horas, do Expin48 2020. A maratona de inovação, promovida pelo Cefet/RJ pelo segundo ano consecutivo, ocorreu de forma on-line de sexta-feira (6) até a noite de domingo (8).

O Expin48 foi criado com o objetivo de reunir os três níveis de ensino do Cefet/RJ – médio/técnico, graduação e pós-graduação – visando desenvolver a cultura da inovação, da criatividade, do trabalho colaborativo e do conhecimento multidisciplinar na solução dos problemas.

Durante os dois dias de atividades, equipes mistas, formadas por estudantes do médio-técnico, da graduação e da pós-graduação, se dedicaram a criar soluções tecnológicas inovadoras para resolver problemas ligados às dez temáticas principais do evento, como energia renovável, saneamento básico, educação e tecnologia, desafios relativos à covid-19 e outros temas atuais.

– Este ano, tivemos que ser ainda mais criativos, em função da situação que atravessamos, mas avalio que nos saímos muito bem no desafio de realizar o evento totalmente on-line. Todas as equipes possuíam alunos dos três níveis de ensino e foi fantástico acompanhar a integração entre eles, além dos diversos docentes e técnico-administrativos que colaboraram na organização. Em apenas 48 horas, as equipes conseguiram produzir projetos maduros voltados para resolver problemas reais da sociedade –, conta o professor Pedro Manuel Pacheco, um dos organizadores do evento.

Ao final das 48 horas de maratona, por meio de uma conferência on-line, cada equipe exibiu, no último domingo (8), um vídeo e uma apresentação de slides sobre a solução criada, e respondeu à sabatina de perguntas dos jurados. O comitê de juízes convidados incluiu representantes do Cefet/RJ, do Sesc, da Fiocruz, da Finep, do INT, da Embrapa e do Crea-RJ.

A divulgação dos vencedores (por requisitos e geral) e a cerimônia de premiação serão realizadas no dia 12 de novembro, às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Expin48 no YouTube. Clique para visitar o site do Expin48 – edição 2020.

Confira, abaixo, os projetos criados pelas equipes durante o evento. 

Yara 

Tema: energia renovável

Equipe: Alana Dutra Maciel, Diogo Garcia Marques, Rodolpho Barbosa da Hora e Wallace Pianzola Sena.

O projeto Yara visa levar energia limpa para a região Norte do Brasil – onde se concentram 70% das famílias sem acesso à energia elétrica –, por meio de um dispositivo de geração de energia acoplado à estrutura das casas ribeirinhas, que seria alimentado pela força das águas dos rios e complementado com captação de energia solar. Segundo os cálculos dos estudantes, estima-se a geração de 180kWh/mês.

 

Águas Limpas 

Tema: saneamento básico

Equipe: Eduardo Henrique A. Wermelinger, Hellen de Paula Oliveira, Lucas Bitencourt Silva e Pedro Paulo da Silva Salles.

Para oferecer acesso ao tratamento de esgoto em áreas carentes, a equipe Águas Limpas desenhou um complexo autônomo de esgoto residencial com a utilização de uma caixa separadora composta por uma bombona e um filtro de bambu, que separa os dejetos sólidos e líquidos, transformando-os, posteriormente, em biofertilizante e carvão. A equipe prevê que o material poderá ser utilizado para geração de renda nas comunidades locais.

 

AgroLife 

Tema: meio ambiente

Equipe: Gabriel Alves de Souza, Hemmely Cristina R. dos Santos, Lucas Tejedor da Silva e Maria Clara Lopes R. A. de Abreu.

O Agrolife é uma armadilha ecológica para capturar as pragas que atingem as plantações de milho, permitindo a redução do uso de agrotóxicos de forma sustentável e barata, favorecendo o pequeno produtor. Com uma área de captura de até 600 metros, a armadilha possui baixo custo, é reutilizável e atua de forma autônoma durante a noite, a partir de uma lâmpada que funciona com uma bateria sustentável de lítio, recarregada durante o dia por um pequeno painel solar.

 

 

eduK 

Tema: educação e tecnologia

Equipe: Davi Bastos Santos, Gabriel Lemos Campanelli, Luidgi de Jesus da S. Colimerio e Zuilho Rodrigues C. Segundo.

O eduK é um aplicativo que estimula o aprendizado através de jogos que desenvolvem o raciocínio lógico e a criatividade. O objetivo da plataforma gamificada é ser uma ferramenta pedagógica de resolução de exercícios de lógica e de problemas relacionados a temas como matemática, robótica e astronomia. O projeto prevê que o jogo também esteja disponível em formato site, para ser usado em sala de aula, visando contornar a problemática da inclusão digital.

 

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