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Professores do CEFET/RJ podem colaborar no processo de elaboração e revisão dos itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP: Informe-se na DIREN

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2011, 16h03 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 20h15 | Acessos: 1394

O presidente da ANDIFES, em Ofício Circular aos Dirigentes das IFES, solicitou a consideração do atendimento à chamada pública INEP/DAEB n.05/2011, que convoca as Instituições Públicas de Ensino Superior interessadas em contribuir, por intermédio de seu corpo docente, com a elaboração e revisão dos itens a serem incorporados ao BNI para subsidiar o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM.



Neste Portal do CEFET/RJ, em 29 de março último, já havia sido publicada matéria a respeito, com a respectiva documentação.



Os docentes do CEFET/RJ deverão manifestar à DIREN seu interesse de colaboração, a fim de que a Diretoria possa, com base no Edital de Chamada Pública, proceder ao cadastramento exigido.



 



Chamada pública: Universidades poderão elaborar itens para as provas do Enem



Publicada em 29 de março de 2011



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) lançou chamada pública convocando instituições públicas de educação superior interessadas em elaborar e revisar itens para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é incluir universidades no processo de montagem das provas, ampliar o número de itens do banco nacional de itens em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala.



O Enem é composto por uma redação e quatro provas, cada uma de uma área do conhecimento: matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens. O ideal é que o banco de itens tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.



A chamada pública foi publicada na edição desta segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União. Estabelece que as instituições – municipais, estaduais ou federais – interessadas em participar do processo se cadastrem pela internet. O período para cadastramento é de 30 de março a 15 de abril.



Após o cadastramento, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores gerais e coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos sobre avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho.



Após assinatura de termo de sigilo e compromisso, a instituição deverá capacitar elaboradores e revisores de itens – que deverão ser servidores ativos, na área de docência ou pesquisa. Eles vão elaborar os itens segundo a demanda do Inep e, após a conclusão do trabalho, enviar o conjunto de itens elaborados e revisados.



Esses itens serão, então, submetidos a revisão pelo Inep e, posteriormente, a pré-testagem. Apenas depois disso estarão prontos para compor o banco nacional de itens. (Assessoria de Imprensa do Inep)



Para fazer a inscrição



Documentos

- Chamada pública

- Termo de sigilo e compromisso

- Modelo de plano de trabalho

- Modelo de termo de cooperação

- Minuta de convênio



 



Fonte: Portal do MEC

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