Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos e egressos da Uned Petrópolis apresentam cinco trabalhos no principal simpósio de cibersegurança do país
Início do conteúdo da página

Alunos e egressos da Uned Petrópolis apresentam cinco trabalhos no principal simpósio de cibersegurança do país

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 19h01 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 19h01 | Acessos: 306


(da esq. para dir) Bianca Guarizi, Dalbert Mascarenhas, Rodrigo Rosa e André Monteiro

O Cefet/RJ Uned Petrópolis marcou forte presença no Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) 2024, realizado em setembro no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (SP). Cinco trabalhos da unidade foram apresentados no SBSeg 2024, unindo professores, alunos e egressos do curso de Engenharia de Computação.

O SBSeg é considerado o maior simpósio nacional na área de segurança da informação e conta com a presença dos principais pesquisadores e profissionais da área do Brasil. O evento é classificado como Qualis A4 pela CAPES, visto que suas publicações exercem o maior nível de impacto acadêmico e científico em seus campos.

Os artigos apresentados e publicados no SBSeg foram desenvolvidos pelos alunos de Engenharia de Computação Bianca Guarizi, Isabela Alves, Júlia Souza e Roger Passos. Também participaram os egressos Alexandre dos Santos, Camilla Alves e Rodrigo Rosa, além dos professores orientadores André Monteiro, Dalbert Mascarenhas, Diego Haddad, Felipe Henriques e Luis Tarrataca.

 

Dedicação e conquistas

“Definitivamente foi um sonho realizado. Estar todos os cinco dias de evento presente entre os melhores do Brasil na área acadêmica de Segurança da Informação – área de que eu sempre gostei – é algo indescritível”, vibrou o aluno egresso Rodrigo Rosa. Seu artigo, que integrou a trilha principal do evento e teve a participação dos professores Dalbert Mascarenhas, Felipe Henriques e Igor Moraes (UFF), foi baseado no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre detecção de ataques de negação de serviços distribuídos com algoritmos de aprendizado de máquina.

Rodrigo contou o quanto persistiu para um dia publicar um artigo em um evento científico e que se surpreendeu ainda mais com a sua conquista ao ver a “reação de surpresa de integrantes do próprio SBSeg que me parabenizavam ao ouvir que eu era recém-formado em Engenharia de Computação e iria apresentar meu trabalho na Trilha Principal – Artigo Completo”. E concluiu: “no fim das contas, só depende de você acreditar que é possível, dar o primeiro passo e persistir. Quem realmente quer, faz acontecer”.

 

Participação dupla

A aluna do 10º período Bianca Guarizi teve dois artigos apresentados no simpósio. O primeiro – desenvolvido em caráter interinstitucional, ao lado de alunos e docentes da UFF e da Uerj – recebeu certificado de menção honrosa e de artefato destaque no Salão de Ferramentas da SBSeg 2024. O trabalho desenvolveu um emulador educativo que ensina sobre uma vulnerabilidade que persiste em páginas web e que pode ser bastante prejudicial: o Cross-Site Scripting (XSS). Além de Bianca e do professor Dalbert, são coautoras do artigo as alunas da Uned Petrópolis Isabela Alves e Júlia Souza.

O segundo, escrito com o professor Dalbert Mascarenhas, focou na criação de uma ferramenta para detecção de ataques de phishing, mais especificamente para reconhecer sites que têm como objetivo roubar os dados do usuário.

“A participação em eventos deste tipo é muito importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional, principalmente para nós, alunos de graduação, que estamos iniciando nossa jornada. Participar da SBSeg foi absolutamente enriquecedor”, declarou Bianca Guarizi .  

 

Do Cefet/RJ Uned Petrópolis para o mundo acadêmico

Outros três alunos, sendo dois egressos, publicaram no SBSeg 2024: Camilla Alves, Alexandre dos Santos e Roger Passos. Camilla, formada em 2021, desenvolveu ao lado do professor André Monteiro o artigo “Um framework baseado na pilha ELK para análise pós-intrusão de ataques”. 

Já Alexandre dos Santos iniciou sua pesquisa durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2023, em dupla com o aluno Roger Passos. Eles tiveram a orientação dos docentes Luis Tarrataca e Douglas Cardoso (hoje ex-professor da unidade) na graduação. Após formado, Alexandre expandiu o trabalho no mestrado em Ciência da Computação (Unidade Maracanã), sob a orientação do professor Felipe Henriques. O artigo aborda a construção de um modelo orientado a dados para detecção de fraudes em cartões de crédito. “Foi uma grande satisfação ter o artigo aceito, algo que me deixou extremamente grato”, comemorou.

 

Confira a presença do Cefet/RJ Uned Petrópolis no evento:

“Construção de um modelo orientado a dados para detecção de fraudes em cartões de crédito utilizando dados sintéticos”

Alexandre dos Santos (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Roger Passos (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Luis Tarrataca (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Douglas Cardoso (Universidade do Porto, Portugal), Diego Haddad (Cefet/RJ) e Felipe Henriques (Cefet/RJ Uned Petrópolis).  

“Detecção de ataques de negação de serviços distribuídos com algoritmos de aprendizado de máquina”

Rodrigo Rosa (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Felipe Henriques (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Dalbert Mascarenhas (Cefet/RJ Uned Petrópolis) e Igor M. Moraes (UFF)

“EXSS: um emulador educativo de ataques Cross-Site Scripting

Bianca Guarizi (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Isabela Alves (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Júlia Souza (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Guilherme Pimentel (UFF), João Watanabe (UFF), Dalbert Mascarenhas (Cefet/RJ Uned Petrópolis), Ian Vilar Bastos (Uerj), Marcelo Rubinstein (Uerj), Igor Moraes (UFF)

“Identificação de ataques de phishing através de machine learning

Bianca Guarizi (Cefet/RJ Uned Petrópolis) e Dalbert Mascarenhas (Cefet/RJ Uned Petrópolis)

“Um framework baseado na pilha ELK para análise pós-intrusão de ataques”

Camilla da Silva (Cefet/RJ Uned Petrópolis) e André Monteiro (Cefet/RJ Uned Petrópolis)

 

 

 

Fim do conteúdo da página