Ex-aluno do Cefet/RJ é aprovado com bolsa integral em universidade norte-americana
Rafael Nascimento Soares, ex-aluno do curso técnico em Informática da Unidade Maracanã, foi selecionado para estudar na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. O jovem se candidatou para o curso de Ciência da Computação e receberá bolsa integral durante os quatro anos da graduação, além de outros benefícios como moradia, auxílio-alimentação e de saúde. A previsão é que as aulas iniciem em agosto de 2024.
Considerada referência na área, a Carnegie Mellon University lidera o “CSRankings”, uma lista internacional que avalia a produção das principais instituições de Ciência da Computação do mundo. Durante o processo de preparação para estudar fora do país, o estudante chegou a se inscrever em 15 universidades e conseguiu a vaga justamente na sua primeira opção. “Receber a notícia foi uma sensação surreal. Estou bem animado, todo dia fico olhando o calendário para agosto chegar logo”, comemora o jovem.
Rafael ressalta que o Cefet/RJ foi fundamental para essa conquista e menciona o incentivo dos professores João Quadros, Pedro Gonzalez, Myrna Amorim, Carmen Lúcia, Álvaro Senra e Irene de Barcelos para o sonho se tornar realidade. “Sem o apoio da instituição e dos docentes eu nunca teria experimentado o mundo de olimpíadas de conhecimento, os projetos de iniciação científica, de extensão, e muitas outras oportunidades que pesaram fortemente no meu desenvolvimento”, destacou.
Trajetória acadêmica marcada por conquistas
Durante sua passagem como estudante do Cefet/RJ, Rafael foi premiado diversas vezes em competições na área de computação. O estudante garantiu duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), nos anos de 2020 e 2022, uma medalha de prata e uma de bronze na Olimpíada Internacional de Informática (IOI), nos anos de 2022 e 2023, além de uma medalha de ouro e outra de prata na Competição Ibero Americana de Computação (CIAC), nos anos de 2022 e 2023.
Mesmo após terminar o ensino médio, o estudante permaneceu no Cefet/RJ como voluntário do Projeto Grupo Robótica do Maracanã (PGRM), coordenado pelo professor João Quadros. “Rafael destacou-se, não só com as suas conquistas, mas por sua dedicação em ensinar a arte de programar, contribuindo para o sucesso de outros alunos nas competições de Tecnologia da Informação (TI). Sua entrada na Carnegie Mellon University, se deve ao seu próprio esforço e mostra a qualidade do ensino ofertado pelo Cefet/RJ”, finalizou o docente.
Redes Sociais