Biblioteca da Unidade Maracanã recebe doação de livros de temática étnico-racial
No dia 18 de setembro, o Cefet/RJ Unidade Maracanã recebeu a doação de 60 livros que abordam a temática étnico-racial, mais especificamente o tráfico e a escravização dos negros no Brasil. Entre os novos títulos disponíveis, estão obras de autores consagrados como Antônia Quintão, Clóvis Moura e Laurentino Gomes. Em breve os livros estarão disponíveis para consulta da comunidade acadêmica.
O acervo foi, inicialmente, cedido ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e ao Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (FORNEABI) do Cefet/RJ e, posteriormente, repassado à Biblioteca, com o objetivo de facilitar o acesso dos alunos. As obras foram doadas por Paulo Roberto Jabur, militante político que atuou em defesa da democracia do Brasil durante a ditadura militar.
Além de promover o Cefet/RJ Plural, uma ação político-institucional que tem como objetivo mobilizar a comunidade no combate ao preconceito, o Cefet/RJ oferta dois cursos com o propósito de avançar as discussões sobre a temática racial: o mestrado em Relações Étnico-Raciais, que já existe há mais de dez anos, e a pós-graduação lato sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação, no formato on-line, que está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro.
Confira a relação de livros doados.
Redes Sociais