Informativo Eletrônico - Janeiro de 2015
CEFET/RJ retoma crescimento com contratação histórica
Pós-Graduação cria mestrado profissional inédito
Alunos conquistam prêmios em competição nacional
Sem fronteiras para o conhecimento
Semana de Extensão mobilizou instituições de ensino do Rio
CEFET/RJ retoma crescimento com contratação histórica
Mais de 500 novos profissionais passam a compor o quadro de funcionários efetivos do CEFET/RJ. Por meio de uma série de concursos, foram contratados 298 docentes e 203 técnico-administrativos de distintos níveis e áreas para atuar nos oito campi que compõem o Centro Federal.
O diretor-geral, Carlos Henrique Figueiredo Alves, ressalta que a criação dos novos cargos foi uma vitória institucional. "Lutamos muito para conquistar um quadro de referência de servidores técnico-administrativos e um banco de professor-equivalente". O Centro Federal ficou muitos anos sem realizar um concurso de grandes proporções, por isso as novas contratações provocaram uma profunda transformação. "Configuramos um diagrama organizacional para estruturar a instituição de forma sólida", acrescenta o diretor.
O ingresso dos novos servidores representa a retomada do processo de expansão do CEFET/RJ, que teve como último marco expressivo a criação dos campi de Valença e Angra dos Reis em 2010. O objetivo agora é consolidar esse crescimento, trabalhando para ampliar ainda mais a qualidade do ensino oferecido pela instituição. E a expectativa é que os novos servidores oxigenem a escola. "Estão entrando pessoas muito jovens, com outras ideias e outras propostas", observa Carlos Henrique.
Entre esses jovens profissionais, há quem estudou no Centro Federal e agora tem a oportunidade de aplicar, na própria instituição, os conhecimentos adquiridos. Esse é o caso de Raísa Gaspar, ex-aluna do curso técnico em Edificações que volta como Arquiteta e Urbanista. "Espero contribuir para a manutenção e a melhoria da qualidade do colégio, buscando de certa forma retribuir tudo o que pude aprender na época de estudante", afirma.
O CEFET/RJ também está recebendo profissionais com ampla experiência que pretendem inovar nessa nova fase, como a professora de Língua Inglesa do campus Itaguaí, Renata Gomes, docente há 15 anos. Renata traz uma bagagem acumulada em escolas públicas e privadas e, pela primeira vez, vai lecionar na rede federal de ensino. "Trabalhar no CEFET/RJ é um desafio e uma oportunidade para desenvolver um trabalho mais específico com a língua inglesa", avalia.
Pós-Graduação cria mestrado profissional inédito
Em 2015, o CEFET/RJ passa a oferecer um curso stricto sensu inédito: o Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino. Além de ser o primeiro do Brasil com esse enfoque, o curso possui ainda outro diferencial: o corpo docente é formado por professores que também ministram aulas no ensino médio.
O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pedro Manuel Pacheco, explica essa singularidade com base na “diretriz de verticalização de ensino, que procura integrar distintos níveis educacionais, do ensino médio e técnico à pós-graduação”. O novo curso foi concebido por professores do ensino médio com formação em nível de mestrado e doutorado e vasta produção acadêmica.
A integração promovida pelo novo mestrado ultrapassa as fronteiras do centro educacional. Além dos professores de Filosofia dos oito campi, integram o corpo docente do curso também professores de outras instituições de ensino superior da cidade do Rio de Janeiro: o Colégio Pedro II, o IFRJ, a UFRJ, a PUC-Rio, a Fiocruz, a UNIRIO e a UFRRJ.
O curso assume um perfil teórico-prático, que se estende até a avaliação final. Nesta fase, além de apresentar um trabalho acadêmico, os futuros mestres terão de desenvolver um produto didático. O coordenador do curso de Filosofia, Rafael Barbosa, atribui a ênfase nesse duplo aspecto ao caráter reflexivo da Filosofia. “É impossível pensar Filosofia sem pensar o que é fazer Filosofia. Da mesma forma, é impossível ensinar Filosofia sem pensar o que é ensinar Filosofia”, afirma.
O novo mestrado é direcionado principalmente para quem possui uma formação sólida em Filosofia, seja acadêmica, seja profissional. Entretanto, também serão aceitos graduados em outras áreas com interesse no tema. As inscrições para o primeiro processo seletivo estão abertas até o dia 23 de janeiro de 2015 e as condições para participação podem ser conferidas no Edital.
A criação do mestrado em Filosofia e Ensino se insere em um processo de expansão da Pós-Graduação stricto sensu do CEFET/RJ, que se intensificou nos últimos anos com a diversificação das áreas de abrangência. “No início, havia basicamente cursos de Engenharia. Com o tempo, foram surgindo cursos nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática, Ciências Sociais e Humanidades e Filosofia”, detalha Pedro Manuel.
Gráfico: Evolução da Pós-Graduação do CEFET/RJ
Alunos conquistam prêmios em competição nacional
O CEFET/RJ obteve destaque na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Alunos do ensino médio e técnico do centro educacional ganharam três medalhas de ouro, duas de prata, cinco de bronze e 16 Menções Honrosas, em uma competição que contou com mais de 18 milhões de inscritos.
Thiago Novaes já foi premiado em várias olimpíadas
As medalhas de ouro foram conquistadas pelos alunos Thiago Novaes, Lucas Reis e Bruno Pestana, todos do 3º ano do ensino médio integrado a cursos técnicos. Os três já haviam participado de edições anteriores da olimpíada, nas quais também obtiveram bons resultados. Lucas ganhou medalha de bronze em 2013, enquanto Thiago e Bruno receberam certificado de Menção Honrosa em 2012.
Thiago e Lucas também foram premiados em outras competições estaduais e nacionais nos últimos anos. Thiago ficou entre os primeiros colocados, dentre outras, da Olimpíada de Robótica do Estado do Rio de Janeiro de 2014 e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, nos anos de 2012 e 2013. Lucas foi medalhista, por exemplo, da Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro de 2011 e da Copa Rio-Info de Algoritmos, em 2013 e 2014.
O CEFET/RJ possui um histórico de bons resultados na OBMEP. No ano passado, recebeu dez medalhas e, em 2012, oito medalhas e 19 certificados de Menção Honrosa. De acordo com o coordenador de Matemática, Carlos Augusto Carvalho, o desempenho é fruto de um trabalho de divulgação e incentivo à participação que vem sendo realizado na instituição desde 2005. “Há dez anos, nos concentramos na OBMEP. As provas passaram a ser aplicadas a todos os alunos do ensino médio e técnico e o resultado é o que está sendo visto”.
Lucas Reis também foi medalhista em diversas competições
Carlos Augusto acrescenta que o CEFET/RJ também participa do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP, que oferece treinamento aos medalhistas da olimpíada mediante a concessão de bolsas de estudo do CNPq. A capacitação é realizada por uma rede nacional de professores vinculados a instituições de ensino médio e superior. Além de disponibilizar o espaço físico para as aulas, realizadas uma vez por mês, o Centro Federal também participa do programa integrando a rede de docentes.
Motivada por essa experiência e pelos bons resultados obtidos, a coordenação de Matemática vai implementar um programa de treinamento próprio. A partir desse ano, será colocado em prática um plano de capacitação dos alunos e será realizada a primeira Olimpíada de Matemática do CEFET/RJ, como uma forma de preparação para as competições nacionais.
Sem fronteiras para o conhecimento
Quando Luis Vitor Gonçalves chegou sozinho à Irlanda, em agosto de 2013, para morar no exterior pela primeira vez, logo se deparou com as dificuldades de lidar com uma língua estrangeira. Embora possuísse conhecimentos em inglês e tivesse escolhido o país de destino com a intenção de praticar o idioma, o aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu confessa que, no primeiro mês, achou que não conseguiria superar essa barreira.
No entanto, a dedicação aos estudos não só possibilitou a familiaridade com a língua, como também permitiu a Luis Vitor se tornar o segundo melhor aluno da turma do segundo ano do curso de Engenharia Eletrônica do Limerick Institute of Technology (LIT). O desempenho foi reconhecido pelo próprio LIT, que, em novembro de 2014, enviou uma comitiva ao CEFET/RJ para homenagear o aluno. Luis Vitor recebeu uma carta de recomendação assinada pela presidente do instituto, a professora doutora Maria Hinfelaar.
O vínculo de um ano letivo com o LIT foi possibilitado pelo programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. Luis Vitor conta que os planos de estudar no exterior surgiram quando descobriu que o CEFET/RJ possuía convênio com a Universidade do Porto, em Portugal. Mas o aluno acabou optando por um país que falasse outro idioma. “Um amigo me indicou o programa Ciência Sem Fronteiras e decidi que queria ir para um país que falasse inglês, para pôr em prática os anos de estudos na língua. Conversei com diversos amigos que participaram do programa e todos me recomendaram bastante”, comenta.
O Ciência Sem Fronteiras é uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Por meio da concessão de bolsas de estudo, o programa visa, dentre outros objetivos, proporcionar a alunos brasileiros de graduação e pós-graduação o contato com sistemas educacionais competitivos nas áreas de tecnologia e inovação.
O primeiro mês de Luis Vitor no LIT foi voltado para o aprofundamento dos conhecimentos da língua inglesa. Em seguida, o aluno passou a se dedicar às disciplinas específicas do segundo ano do curso de Engenharia Eletrônica. “Todas as matérias possuíam aulas práticas em laboratórios, inclusive Matemática. Os professores utilizavam uma linguagem muito fácil de entender e uma didática muito boa que, somadas a uma excelente base oferecida pelo ensino do CEFET/RJ, facilitaram o aprendizado no exterior”, conta.
Nessa fase, Luis Vitor encarou uma rotina diária de estudo integral, com atividades nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira. Além disso, teve que se dedicar à elaboração de vários relatórios em inglês para as atividades práticas. A seriedade do aluno diante desse ritmo foi atestada pelo próprio LIT, com a homenagem realizada no Brasil. “Como minha língua nativa não é o inglês, acredito que essa premiação mostrou meu compromisso com o estudo no exterior e o excelente ensino e preparo proporcionados pelo CEFET/RJ”, conclui.
Semana de Extensão mobilizou instituições de ensino do Rio
Alunos e professores de instituições de ensino federais, estaduais e particulares da cidade do Rio de Janeiro expuseram os resultados de suas pesquisas na Semana de Extensão 2014, realizada entre 13 e 17 de outubro de 2014 no CEFET/RJ. As feiras de produção científica e tecnológica de educação profissional de nível técnico – Expotec Rio – e superior – Exposup Rio – reuniram cerca de 200 projetos de distintas áreas do conhecimento desenvolvidos aqui no Centro e em instituições como o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o Colégio Pedro II e o Sistema S (Sesi, Senai e Sesc).
A abertura aos projetos externos é considerada uma marca da Semana de Extensão do CEFET/RJ, evento integrado às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na avaliação do chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC), André Guimarães Couto, “o sucesso das feiras tem a ver com as escolas que conseguimos mobilizar”.
Equipe do IFRJ participa de pesquisa sobre tratamento alternativo para o câncer
Um dos trabalhos de destaque da Semana de Extensão 2014 foi a pesquisa sobre tratamento alternativo para o câncer desenvolvida em parceria pelo Laboratório Multidisciplinar de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o Laboratório de Farmácia do IFRJ. Intitulada “Avaliação in vivo do estresse oxidativo de um tratamento alternativo para o câncer”, a pesquisa avalia os efeitos de uma terapia que utiliza eletricidade para eliminação do tumor. “Nesta terapia, eletrodos são postos de forma invasiva no tumor e é utilizada uma fonte de corrente contínua de baixa intensidade na região a ser tratada, que resulta na destruição celular”, explica a professora do IFRJ, Marina das Neves Gomes.
Tecnoboné: protótipo visa auxiliar pessoas com deficiência visual.
Do CEFET/RJ campus Maria da Graça destacou-se o projeto “Tecnoboné: um protótipo de boné inteligente para gerenciamento no desvio de objetos”, desenvolvido com a finalidade de auxiliar pessoas com deficiência visual no desvio de obstáculos não identificados com o uso da bengala, tais como orelhão e placas de sinalização. O protótipo é composto por duas partes: uma superior, acoplada à cabeça, para identificar os obstáculos, e outra inferior, instalada na região da cintura, para avisar o deficiente visual. “Através de um controlador central instalado no boné, são enviadas informações para a outra parte do protótipo, que informa ao usuário a direção dos obstáculos identificados através de motores vibracall”, descreve o professor Nilson Lazarin.
A Semana de Extensão do CEFET/RJ consiste em um evento multifacetado. Além da Expotec Rio e da Exposup Rio, a programação de 2014 também incluiu a realização do XIX Ciclo Multidisciplinar, composto por atividades como mesas-redondas, palestras, minicursos e ciclo de debates; do Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e do XXII Jogos de Instituições Federais de Ensino Tecnológico da região Sudeste (JIFET).
Integração entre profissionais do CEFET
A integração, desta vez entre os profissionais do CEFET/RJ, foi foco de outra atividade de extensão nos últimos meses de 2014. O I Encontro de Física do CEFET/RJ, realizado no dia 4 de novembro, reuniu professores dos campi Maracanã, Petrópolis, Itaguaí, Nova Iguaçu e Angra dos Reis para promover “uma melhor integração e futura interação entre os pesquisadores”. Também estiveram presentes alunos do curso de Licenciatura em Física do campus Petrópolis.
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