05/08/2021 – Aula magna “A afirmação da ciência em meio à onda de negacionismo”
O Cefet/RJ campus Nova Friburgo realiza, nesta quinta-feira (5), a aula magna “A afirmação da ciência em meio à onda de negacionismo”, com Elika Takimoto e Sueli de Lima Moreira. A atividade on-line será transmitida pelo YouTube, a partir das 19h, com auxílio de intérprete de Libras e recurso de audiodescrição. O evento tem o apoio do projeto de extensão Olhos Meus e é direcionado ao público em geral. Os participantes terão direito a certificado.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, a escolha do título da palestra se justifica pela necessidade de afirmação da ciência em meio a uma onda de ceticismo e de descrença nas instituições que favorece a disseminação do negacionismo científico.
#PraTodesVerem: Convite retangular na cor amarelo-claro com textos em azul, linhas curvas em diagonal nos cantos e desenhos de equações, átomos e outros símbolos da ciência. Nas partes superior e inferior, ilustrações de lua em céu noturno e montanhas. Ao centro, fotos redondas das convidadas: Dra. Elika Takimoto e Dra. Sueli de Lima Moreira, ambas sorrindo. Abaixo, marcas da Conexão CEFET/NF, do projeto Olhos Meus e do Cefet/RJ campus Nova Friburgo.
Conheça as palestrantes:
Elika Takimoto é professora de Física do Cefet/RJ e escritora. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestra em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elika é autora de mais de dez livros, dentre eles, Minha vida é um blog aberto e Isaac no mundo das partículas, que ensina Física para crianças com uma linguagem fácil. A docente também é vencedora do Prêmio Saraiva de Literatura.
Sueli de Lima Moreira é professora adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Sueli investiga as epistemologias e modelos da formação docente, trabalhando com metodologias participativas desenvolvidas com estudantes de licenciaturas e professores de escolas básicas.
Redes Sociais