07 a 09/04 – Seminários on-line: Educação e Saúde pelas lentes da Teoria Social Cognitiva
De 7 a 9 de abril, o Cefet/RJ campus Nova Friburgo promoverá o evento “Seminários on-line: Educação e Saúde pelas lentes da Teoria Social Cognitiva”. A iniciativa terá palestras e oficinas com a participação de cinco professores de diversas instituições educacionais. As atividades serão transmitidas pelo YouTube e pela plataforma Microsoft Teams. Para obter o certificado de participação, será preciso preencher a lista de presença que será liberada durante as transmissões.
A proposta do evento é refletir acerca dos contextos da educação e da saúde pelas lentes da teoria elaborada pelo psicólogo canadense Albert Bandura. De acordo com organizadores do seminário, a teoria banduriana entende que o indivíduo, mediado pelos processos de interação social, pode se tornar agente e intervir no ambiente. A compreensão desse estudo contribui para o processo de construção da autonomia do indivíduo.
Confira o cronograma do seminário:
1º Dia - Abertura: palestra introdutória sobre a Teoria Social Cognitiva
Palestrantes: Kátia Regina Xavier da Silva e Thaís Porto Amadeu
Mediadoras: Alessandra Mitie Spallanzani e Simone Emiliano de Jesus
Data: 07/04/2021
Horário: das 14h às 16h30
Local: http://bit.ly/seminarioTSCdia1
Títulos das palestras:
O sujeito que aprende na perspectiva da Teoria Social Cognitiva (TSC) - Kátia Xavier
Aprender a ensinar saúde: contribuições da Teoria Social Cognitiva (TSC) - Thaís Amadeu
2º Dia - Palestra sobre estratégias autorregulatórias no contexto da educação
Palestrantes: Marcelle Resende Moreira
Mediadoras: Simone Emiliano de Jesus e Suzana de Carvalho Barroso Azevedo
Data: 08/04/2021
Horário: das 14h às 16h
Local: http://bit.ly/seminarioTSCdia2
3º Dia - Oficinas sobre autorregulação no domínio da Educação e da Saúde
Palestrantes: Bruno dos Santos Gouvêa e Verônica Passos Alves Quintans
Mediadoras: Alessandra Mitie Spallanzani, Simone Emiliano de Jesus e Suzana de Carvalho Barroso Azevedo
Data: 09/04/2021
Informações sobre as oficinas:
Oficina 1 – Autoeficácia autorregulatória para praticar atividades físicas: o que é e como se desenvolve?
Horário: das 13h30 às 14h30
Local: http://bit.ly/TSCoficina1
Docente responsável: Bruno dos Santos Gouvêa (doutorando em Ciências Médicas – PGCM/UERJ e docente do Departamento de Educação Física – Colégio Pedro II campus Tijuca II)
Descrição: O objetivo da oficina é apresentar conceitos de autoeficácia autorregulatória e de estratégias autorregulatórias relacionadas à prática de atividades físicas, por meio de atividades teórico-práticas baseadas em uma história-ferramenta fundamentada na Teoria Social Cognitiva.
Oficina 2 – Você já aprendeu a aprender?
Horário: das 14h40h às 15h40
Local: http://bit.ly/TSCoficina2
Docente responsável: Verônica Passos Alves Quintans (docente do Colégio Pedro II)
Descrição: Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com as estratégias de autorregulação da aprendizagem, perpassando por suas definições, exemplificando seu uso com trechos da obra "E aí, Chloé?" e oportunizando aos participantes uma atividade lúdica, para que possam, posteriormente, refletir sobre seus próprios processos de aprendizagem.
Ficha técnica:
Organização: docentes Alessandra Mitie Spallanzani, Helga Dolorico Balbi e Simone Emiliano de Jesus e Suzana de Carvalho Barroso Azevedo; e colaborador Lucas Jardim Escamilha
Palestrantes:
Bruno dos Santos Gouvêa
Docente do Colégio Pedro II
Kátia Regina Xavier da Silva
Docente do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB/CPII)
Marcelle Resende Moreira
Docente do Colégio Pedro II
Thaís Porto Amadeu
Docente da Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Verônica Passos Alves Quintans
Docente do Colégio Pedro II
Redes Sociais