Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assistência estudantil
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 19h06 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2024, 14h10 | Acessos: 635407

 *** PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2024 - 2° SEMESTRE ***

***INFORMAÇÃO!!! ***

Os alunos que já foram contemplados pelos Programas de Assistência Estudantil no primeiro semestre de 2024 não conseguirão realizar novas inscrições, pois já fazem jus aos pagamentos que seguirão efetivados até o cumprimento da vigência do Edital (novembro/2024).


O processo seletivo realizado no segundo semestre é exclusivo para os novos alunos ingressantes e para os que não se inscreveram no primeiro semestre.

 

*** ERRATA E CRONOGRAMA ATUALIZADO PARA INSCRIÇÕES AO PAE 2º SEMESTRE *** 

A Diretoria de Extensão (DIREX), por meio do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC), divulga a Errata 01 do Edital 03/2024, referente ao novo período de inscrições e da oferta exclusiva de auxílios pelo Programa de Auxílio ao Estudante – PAE, da vigência do edital e da ampliação no prazo de notificação. Nessa versão, o cronograma foi alterado.

A Errata 01 encontra-se anexa ao referido edital na página da Assistência Estudantil.

A Diretoria de Extensão (DIREX), através do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC), também informa que o cronograma do edital DIREX 003/2024 foi atualizado. As inscrições ao Programa de Auxílio ao Estudante do segundo semestre – PAE 2 - ocorrerão no início do segundo semestre letivo, em 02 de outubro de 2024.

 Atente-se para os novos prazos em nossa página!

 

Matrículas de candidatos que tiveram suas inscrições validadas com o status "CLASSIFICADA" ou "FILA DE ESPERA", no PAE 1º semestre letivo de 2024, não conseguirão efetuar novas inscrições no PAE 2. Portanto, as inscrições ao PAE, de acordo com o Edital Direx 003/2024 é exclusivo para:

 

  1. Estudantes ingressantes no segundo (2º) semestre letivo de 2024;
  2. Estudantes que passaram por alteração no perfil socioeconômico, uma vez inscrito no PAE e do PAED do primeiro (1º) semestre letivo e não classificado, mediante atualização dos documentos de comprovação de renda, de composição familiar e do comprovante recente de matrícula.
  3. Demais estudantes que não se inscreveram ou que não tiveram suas inscrições homologadas no primeiro semestre; 

 

Parágrafo único: Não serão aceitas inscrições dos estudantes em fila de espera para o PAE do segundo semestre, pois já estão concorrendo automaticamente com os novos estudantes inscritos do segundo semestre!

 

O resultado de classificação do PAE - segundo semestre letivo - será obtido através do ranqueamento de renda dos inscritos no segundo semestre letivo com os estudantes que se encontram em fila de espera do PAE do primeiro semestre. 

 

CRONOGRAMA ATUALIZADO COM ERRATA 

 

 Período de Inscrição online PAE – segundo semestre letivo, link: http://assistenciaestudantil.cefet-rj.br

02/10/2024 a 07/10/2024, conforme disponibilidade de recursos.

 Período de envio da documentação (UPLOAD) do PAE

 – segundo semestre letivo

02/10/2024 a 09/10/2024, se houver disponibilidade de recursos.

Período para notificação de pendências durante a análise documental – segundo semestre letivo.

10/10/2024 a 24/10/2024

Período para análise documental pelas UnEDs.

10/10/2024 a 30/10/2024

Resultado preliminar PAE – segundo semestre letivo

01/11/2024

Interposição de recurso (1 dia útil)

04/11/2024

Homologação do resultado PAE – segundo semestre letivo

11/11/2024

Período de entrega da documentação bancária

 Em até sete dias consecutivos, após disponibilização do resultado de classificação (item 8.5 do Edital).

 

Rio de Janeiro, 25/09/2024

 

*** DIVULGAÇÃO DE RESULTADO FINAL DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE E PAED 2024 - 1° SEMESTRE ***

 

***OBSERVAÇÕES IMPORTANTES***:
.

Os alunos que informaram seus dados bancários, no momento da inscrição, NÃO NECESSITAM ENVIAR NOVAMENTE, exceto se mudaram de conta corrente!

A previsão para o pagamento do auxílio da Assistência Estudantil é até o dia 14/06/2024.

 

É importante que o candidato faça a sua pesquisa primeiramente identificando a sua Unidade de Ensino e em seguida o seu CPF. Os CPFs encontram-se protegidos com asterisco, em ordem crescente, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, a fim de preservar o sigilo da informação.

 

No momento da pesquisa, se o CPF do candidato for, como no exemplo, 123.456.789-00, a procura deverá ser a partir do terceiro algarismo (**.3.456.789-**)

Prezados candidatos, a listagem com o RESULTADO FINAL está definida como inscrições: CLASSIFICADAS, FILA DE ESPERA, NÃO VALIDADAS e NÃO CONCLUÍDAS.

 

***

Aquele candidato que consta como CLASSIFICADO, que possui conta corrente em seu nome e que não enviou seus dados bancários, precisa encaminhar essas informações para o  e-mail da sua respectiva UnED, a fim de conseguir receber o auxílio em junho com o assunto:

 

DADOS BANCÁRIOS – NOME COMPLETO DO ESTUDANTE – PAE ou PAED – UNIDADE DE ESTUDO.

 

Aquele candidato que consta como FILA DE ESPERA, poderá ser convocado via e-mail, a qualquer tempo durante a vigência deste edital DIREX 003/2024, para encaminhar seus dados bancários e receber o auxílio estudantil, a partir da data de ingresso no sistema de pagamento.

Aquele candidato que consta como NÃO VALIDADO não atendeu aos requisitos do edital 003/2024/DIREX.

Aquele candidato que consta como NÃO CONCLUÍDO iniciou o processo de inscrição, porém não submeteu sua inscrição para análise.

***

Os candidatos NÃO VALIDADOS E NÃO CONCLUÍDOS poderão realizar novas inscrições no segundo semestre de 2024, caso haja disponibilidade de recursos.

 ***

Atenção: O candidato que consta como classificado e que não possui conta corrente em seu nome deverá providenciar o quanto antes a abertura de conta corrente em seu próprio nome e CPF e encaminhar para a sua Unidade de Ensino. Os alunos menores de idade, caso necessário, poderão solicitar à sua Unidade de Ensino uma carta de apresentação para abertura de conta corrente.

 

A carta de apresentação entregue pelo Cefet/RJ não isenta o aluno de pagamentos de taxas bancárias nos bancos físicos!

 

Ao solicitar uma carta de apresentação à sua respectiva Unidade, escreva suas informações pessoais, no campo assunto do e-mail, na seguinte estrutura abaixo:

 

CARTA – NOME COMPLETO DO ESTUDANTE – PAE OU PAED – UNIDADE DE ESTUDO

 

Os bancos digitais NUBANK, INTER, PIC PAY, C6 etc. são opções para abertura de conta corrente, mesmo para os menores de idade.

 

***Não serão aceitas conta poupança, conta salário e conta conjunta.

 

Resultado Final PAE 1° sem 2024

Resultado Final PAED 1° sem 2024

                                                               
***OBSERVAÇÕES IMPORTANTES***:
.

Os alunos que informaram seus dados bancários no momento da inscrição não necessitam enviar novamente.

 

A previsão para o pagamento do auxílio da Assistência Estudantil é até o dia 14/06/2024.  



                        *** Endereços de e-mails das Unidades:    

 ANGRA DOS REIS:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

ITAGUAÍ: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

MARACANÃ:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

MARIA DA GRAÇA: sO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

NOVA FRIBURGO:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

NOVA IGUAÇU:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

PETRÓPOLIS:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

VALENÇA:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

 *** Fique atento ao e-mail cadastrado durante a sua inscrição. As notificações serão enviadas para esse e-mail. 
 

                                                                               Rio de Janeiro, 10 de maio de 2024. 
                                                                    Assistência Estudantil - Edital 003/2024/DIREX 

 

 INSCRIÇÕES PAE E PAED – 1º SEMESTRE/2024:

vídeo tutorial sobre como realizar sua inscrição ao PAE/PAED 2024 

*** INFORMAÇÃO IMPORTANTE ***

Recomenda-se a utilização de computadores para realizar as inscrições. Celulares poderão apresentar erro na diagramação das telas, ocultar familiares no ato da entrega dos anexos e não deixar com que a inscrição seja concluída!

 

De acordo com o edital dos programas de assistência estudantil DIREX 003/2024, as inscrições para concorrer aos auxílios do PAE e do PAED, somente se iniciarão a partir de 12 de março de 2024, portanto, quaisquer inscrições anteriores a essa data não terão validade! 

As inscrições serão realizadas através do seguinte endereço: http://assistenciaestudantil.cefet-rj.br/ , no período de 12/03/2024 a 18/03/2024 (o link só ficará disponível no período de inscrições). O login de acesso será através do seu CPF e a mesma senha utilizada para acessar o seu e-mail institucional (o Registro).


Após realizadas as inscrições, os candidatos terão acesso ao ambiente de upload para submissão dos documentos que deverão ser encaminhados para análise pela instituição, conforme o Anexo III do Edital. Toda documentação solicitada na página de submissão dos documentos deverá ser encaminhada (até o dia 20/03/2024), caso contrário sua inscrição não será concretizada! 


Para os candidatos que queiram se inscrever no PAED, além da documentação exigida, deverão também anexar LAUDO MÉDICO (emitido nos últimos doze meses) que comprove a sua condição conforme artigo 2º da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015 e, dependendo da deficiência informada, anexar exames complementares como audiometria e exames oftalmológicos.

 

*** Alunos pertencentes ao grupo 1 (ALUNOS ANTIGOS E HOMOLOGADOS EM ANOS ANTERIORES) ***


* O candidato que teve sua inscrição homologada e enviou a documentação comprobatória da situação socioeconômica nos últimos dois anos NÃO precisará apresentar nesta inscrição, salvo se solicitados.

 

*** Alunos pertencentes ao grupo 2 (COTISTAS) ***

** Os candidatos ingressantes a partir de 2021, amparados pela Lei 12.711/12 nos grupos L1, L2, L9 ou L10 (com renda per capita de até 1,5 do salário-mínimo), NÃO precisarão encaminhar a documentação para a comprovação da situação socioeconômica.
*** Para melhor identificação do candidato, com relação à aplicação da Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012 de da lei nº 13.409, os candidatos serão alocados em grupos, conforme discriminado abaixo:

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 13.409/2016);
L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 13.409/2016).


**** Todos os candidatos que declararem RENDA ZERO deverão enviar o ANEXO X (Declaração de Informações Complementares), via upload em campo indicado na página de submissão dos documentos, informando como ocorre o sustento da sua família. ****


Todo candidato que estiver matriculado SOMENTE na disciplina do Estágio Obrigatório deverá enviar, no ato da inscrição, o Termo de Compromisso de Estágio via upload.


O candidato deve informar corretamente o seu endereço de e-mail PESSOAL para receber notificações sobre o processo de inscrição.

 

ATENÇÃO! Não deixe para se inscrever no último dia. O sistema de inscrições pode passar por instabilidade devido ao volume de acessos.

 

*** Endereços de e-mails da Assistência Estudantil das Unidades para esclarecimentos de dúvidas:    

ANGRA DOS REIS:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

ITAGUAÍ: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

MARACANÃ:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

MARIA DA GRAÇA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

NOVA FRIBURGO:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

NOVA IGUAÇU:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

PETRÓPOLIS:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

VALENÇA:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                                                                                                                                                           

***        LINKS PARA ACESSO AO EDITAL E DEMAIS ANEXOS - 2024        ***

EDITAL 003/2024/DIREX

Manual de Inscrições PAE e PAED 2024

Anexo V – Declaração de Recebimento de Valor

Anexo VI – Declaração de Ausência de Rendimentos

Anexo VII – Declaração de Separação de Fato

Anexo VIII – Declaração de União Estável

Anexo IX – Declaração de Isenção de IRPF

Anexo X – Declaração de Informações Complementares

Anexo XI – Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia

 

 

CRONOGRAMA ATUALIZADO DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

EDITAL N.°003/2024/DIREX

1º e 2° SEMESTRE de 2024 

ETAPAS 

PERÍODOS 

Publicação do Edital 

 01/03/2024

Período de inscrições do PAE/PAED:  http://assistenciaestudantil.cefet-rj-br

 12/03/2024 a 18/03/2024

Período de envio da documentação (UPLOAD) do PAE/PAED

 12/03/2024 a 20/03/2024

Prazo para impugnação do Edital.

 07/03/2024 a 14/03/2024

Período para notificação de pendências durante a análise documental – primeiro semestre letivo.

 21/03/2024 a 17/04/2024

Período para análise documental pelas UnEDs.

 21/03/2024 a 26/04/2024

Resultado preliminar do PAE e do PAED

 29/04/2024

Interposição de recurso 1 dia útil

 30/04/2024

Homologação do resultado PAE/PAED – primeiro semestre letivo

 10/05/2024

 Período de Inscrição online PAE/PAED – segundo semestre letivo, link: http://assistenciaestudantil.cefet-rj.br

 08/08/2024 a 13/08/2024, conforme disponibilidade de recursos.

 Período de envio da documentação (UPLOAD) do PAE/PAED

 – segundo semestre letivo

 08/08/2024 a 15/08/2024, se houver disponibilidade de recursos.

Período para notificação de pendências durante a análise documental – segundo semestre letivo.

 16/08/2024 a 23/08/2024

Período para análise documental pelas UnEDs.

16/08/2024 a 27/08/2024

 Resultado preliminar PAE/PAED – segundo semestre letivo

 29/08/2024

Interposição de recurso (1 dia útil)

 30/08/2024

Homologação do resultado PAE/PAED – segundo semestre letivo

 06/09/2024

Período de entrega da documentação bancária

 Em até sete dias consecutivos, após disponibilização do resultado de classificação (item 8.5 do Edital).

 

Rio de Janeiro, 01 de março de 2024          

 

 ******************************************************************************************************
 
Fim do conteúdo da página